Quatro Meses!
É verdade, passaram 4 meses desde a última entrada neste blog. Mas se não escrevi, foi mais por excesso de acontecimentos do que por falta deles.
O projecto anterior acabou, finalmente e temos um novo, com novas caras: a Elsa e a Andreia, que se estreia em Angola
Por outro lado, a nossa ‘família’ Angolana tem aumentado e temos mais colegas cá, o que sempre proporciona jantares mais animados.
Mas, creio eu, o que nos motiva mesmo – a nós que cá estamos e a vocês que me lêem - são as intermináveis e inverosímeis histórias por que passamos.
Pois bem, chegados ontem ao quente e húmido verão Angolano, fomos confrontados ao jantar com uma novidade preocupante:
Eu conto:
Não sei se sabiam, mas nesta terra, as políticas de emigração relativamente a cidadãos portugueses são decididas por Portugal. É verdade, chama-se RECIPROCIDADE!
Se o SEF em Portugal recambia 1 angolano para cá, o equivalente angolano (por acaso tb chamado SEF) manda na semana seguinte, dois tugas de volta ao rectângulo.... e assim por diante.
Ora... sexta-feira passada a polícia portuguesa prendeu o Mantorras por guiar com carta angolana. Adivinharam então o que está a acontecer aqui?
Bem, hoje de manhã foram presos 17 portugueses, um por conduzir com carta tuga e 16 com carta internacional (obtida no ACP em Lisboa, com valor em todo o mundo... menos nesta terra).
Bem... este vosso escriba tem (tinha?) o hábito de conduzir aqui. Se não aparecer em breve, escrevam ao MNE e digam q desapareci em Luanda. Ah! E mandem vaselina, que deve dar-me jeito aqui na prisão.
Bem, não pensem que ignorei o risco. Conduzi ontem mas hoje já ‘obriguei’ o Dodó (o nosso novo motorista) a horas extra.
1 Comments:
Só para deixar claro que falta aqui um período que para mim foi dos mais marcantes do Projecto... Não sei se tens alguma ideia do que me refiro, mas eu digo:
Sim, conhecer a Mina do Chitotolo foi de facto uma experiência "à parte"!
Merecia um post...
Ou não?...
Post a Comment
<< Home