My African House

Monday, March 12, 2007

Quatro Meses!

É verdade, passaram 4 meses desde a última entrada neste blog. Mas se não escrevi, foi mais por excesso de acontecimentos do que por falta deles.

O projecto anterior acabou, finalmente e temos um novo, com novas caras: a Elsa e a Andreia, que se estreia em Angola

Por outro lado, a nossa ‘família’ Angolana tem aumentado e temos mais colegas cá, o que sempre proporciona jantares mais animados.

Mas, creio eu, o que nos motiva mesmo – a nós que cá estamos e a vocês que me lêem - são as intermináveis e inverosímeis histórias por que passamos.

Pois bem, chegados ontem ao quente e húmido verão Angolano, fomos confrontados ao jantar com uma novidade preocupante:

Eu conto:

Não sei se sabiam, mas nesta terra, as políticas de emigração relativamente a cidadãos portugueses são decididas por Portugal. É verdade, chama-se RECIPROCIDADE!

Se o SEF em Portugal recambia 1 angolano para cá, o equivalente angolano (por acaso tb chamado SEF) manda na semana seguinte, dois tugas de volta ao rectângulo.... e assim por diante.

Ora... sexta-feira passada a polícia portuguesa prendeu o Mantorras por guiar com carta angolana. Adivinharam então o que está a acontecer aqui?

Bem, hoje de manhã foram presos 17 portugueses, um por conduzir com carta tuga e 16 com carta internacional (obtida no ACP em Lisboa, com valor em todo o mundo... menos nesta terra).

Bem... este vosso escriba tem (tinha?) o hábito de conduzir aqui. Se não aparecer em breve, escrevam ao MNE e digam q desapareci em Luanda. Ah! E mandem vaselina, que deve dar-me jeito aqui na prisão.

Bem, não pensem que ignorei o risco. Conduzi ontem mas hoje já ‘obriguei’ o Dodó (o nosso novo motorista) a horas extra.

1 Comments:

At 5:07 PM, Blogger Unknown said...

Só para deixar claro que falta aqui um período que para mim foi dos mais marcantes do Projecto... Não sei se tens alguma ideia do que me refiro, mas eu digo:
Sim, conhecer a Mina do Chitotolo foi de facto uma experiência "à parte"!
Merecia um post...
Ou não?...

 

Post a Comment

<< Home