My African House

Wednesday, July 16, 2008

Demasiado tempo

19 de Fevereiro. Foi esta a data da última entrada neste blog. Cinco meses em que o blog-tempo parou; mas só mesmo esse.

Aconteceram imensas coisas neste período. Estive em Lisboa, de novo em Luanda e de novo em Lisboa. Hoje, 16 de Julho, acordei com o estremecer do avião a tocar a pista no 4 de Fevereiro em Luanda.

Estive os últimos dois meses em Lisboa, a olhar impotente o tempo a escoar-se e sem que nada conseguisse fazer para obter o visto de regresso.

E que dois meses. Em Lisboa, dois meses quase não trazem alterações, mas a Luanda que vi hoje, só remotamente lembra a de há dois meses. Batalhões de pessoas limpas as ruas. Há nas estradas um exército de operários e máquinas de asfaltar; nos prédios rodeados de andaimes, multidões reparam tudo.

Sei que estamos a poucos meses das eleições e isso pode explicar um pouco. O Governo Provincial de Luanda mudou de titular há pouco tempo e isso explicará outro pedaço. Mas a capacidade de transformação dete povo quando de decide a levar uma obra a cabo é surpreendente.

O centro da cidade está transformado. Prédios de cara lavada e pintados numa paleta de cores vivas como só em África se encontra. Ruas que antes eram crateras, são agora lisas como espelhos e o lixo parece finalmente estar sob controlo em vários pontos da cidade.

É bom ver-te assim, Luanda.

5 Comments:

At 8:18 AM, Blogger PCS said...

Welcome back my friend.
PCS

 
At 9:21 AM, Blogger SolnaLua said...

Há uns dias, estive com uma das minhas melhores amigas angolanas, que considero como a minha madrinha cá.
Informei-a de que pensava ir embora dentro de poucas semanas, sem saber se iria regressar, mas com algumas esperanças disto... e uma das coisas com as quais eu sonho é exactamente o que descreves aqui: chegar e sorrir ao constatar as mudanças lindas que Luanda conheceu.
Ao contrário de quem esteve aqui há 20 ou 30 anos e chora de tristeza ao regressar, pela destruição nunca imaginada da cidade onde viveram outrora, nós conhecemos uma Luanda desfeita, e que começa a levantar-se agora.
É muito bom ver estas mudanças, e espero sinceramente ter o prazer de voltar e sorrir ainda mais ao ver uma Luanda linda.
Beijo grande de bom regresso, primo.

 
At 10:44 AM, Blogger RC said...

Brigado a ambos. Tinha saudades da minha 'casa' angolana e dos amigos que cá moram.

 
At 1:02 PM, Blogger SolnaLua said...

: ) e eu de ti... Acredita que tenho vinda para a tua casa angolana quase todos os dias, e que foi bom ter-te de volta a escrita também : )))

 
At 11:41 AM, Blogger Unknown said...

Que bom ver-te assim... RC...

beijo

 

Post a Comment

<< Home