My African House

Thursday, November 01, 2007

De vez?

Estou há muito tempo sem escrever. A todos os que me perguntam, vou tentando desculpar-me com o tempo ou o trabalho. Na verdade, não sendo isso mentira, há outras razões para a ausência de escrita.

Com o tempo, a rede de relações que criei em Angola tornou-se muito forte. A Ana, especialmente, mas para além dela e depois dela, muitas outras pessoas ajudaram a minha integração.

Descobri que o ambiente humano é diferente, em África. Não só entre os expatriados, que partilham esta distância que nos torna mais próximos, mas também o calor e alegria do povo Angolano se tornou um bálsamo difícil de dispensar.

Descobri que aqui posso, de facto, ajudar outras pessoas; não só profissionalmente, mas também na vida, há aqui pessoas muito necessitadas e descobri que parte da minha felicidade passa por trazer felicidade aos outros. Sem os cinismos e competitividade fútil de Lisboa, em que mais um punhado de Euros parecem ser um fim que justifica qualquer meio.

Aos poucos, o sofrimento que sentia ao partir de Lisboa para Luanda, inverteu-se e hoje, custa-me tremendamente mais deixar a minha vida em Angola para regressar em Lisboa.

A partir do momento que aceitei estes sentimentos, ficou evidente que, para ser feliz, tinha que fazer alguma coisa.

A decisão foi tudo menos fácil. Mas um grupo de pessoas excelentes acabou por me deixar uma única via aceitável. Decidi assim esta semana, que pretendia que o meu futuro passasse por África.

Assumi que pretendo – com o actual ou outro empregador – trabalhar em África e procurar encontrar-me aqui. Não sei se por muitos anos, se por poucos. Já vivi demais para ainda acreditar que se podem ter essas certezas, mas sei que neste momento, é em Angola que quero estar.

Ter conhecido a Sylvie, ainda mais viajada que eu, fez-me perceber que não era um sentimento contra-natura, esta coisa de querer deixar a ‘civilização’ e sentirmo-nos felizes num outro sítio que maior parte dos nossos amigos considera inabitável.

A todos os que me ajudaram neste percurso interior, o meu mais profundo obrigado. Vocês sabem quem são, mas deixo aqui algumas fotos de bons momentos que partilhámos.













versão integral no meu BAU

2 Comments:

At 9:48 PM, Blogger Unknown said...

Como eu te entendo amigo! Gosto do que escreveste, mas mais importante do que isso é ter (de alguma forma) contribuído para esse teu encontro contigo mesmo!

Estarei cá à tua espera... já dia 9!!!

Bj grande!

 
At 3:46 PM, Blogger Eduardo Oliveira Teixeira said...

Caro,

Não imaginas o quanto fico contente por teres "encontrado o teu lugar no mundo".

Espero que seja mesmo feliz na tua nova "casa".

Um abraço amigo

 

Post a Comment

<< Home